quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

(Berger e Luckman) A interiorização da realidade

ApresentaçãoTexto.PPTX
ApresentaçãoTexto.PDF


(Caso não consigam aceder ao texto...)
SLIDE1
Peter Ludwig Berger nasceu em Viena e tem hoje 81 anos. É um sociólogo e teólogo luterano austro-americano, conhecido pela sua obra “A Construção Social da Realidade” publicada em co-autoria com Thomas Luckmann. Por sua vez, é o mesmo texto que estudei, em particular, o tema: “A interiorização da Realidade”.

SLIDE2
Berger explica a interiorização da realidade através da socialização. Esta, divide-a em dois grandes subtemas: a socialização primária e a socialização secundária. Dentro destes dois grandes temas o texto aborda as seguintes questões: na Socialização Primária a Interiorização e Sequências de Aprendizagem e na Socialização Secundária os “Submundos” e Técnicas de Pedagógicas Específicas.

(depois do penúltimo diapositivo)
Tal como são necessárias técnicas pedagógicas específicas para a socialização secundária, para a socialização primária o autor também salienta as seguintes sequências de aprendizagem:
>Reconhecimento de que uma criança de um ano de idade não pode aprender o mesmo que uma criança de três. Assim como existem diferentes programas para diferenciar os rapazes das raparigas.
>Estas implicações sociais variam de sociedade para sociedade em termos de capacidades morais, emocionais e intelectuais.
(voltar para o último diapositivo)

SLIDE3
Antes de mais: O que é a Socialização?

(1º Texto)
Através da aprendizagem e da interiorização de normas, regras e valores o indivíduo aprende a viver em sociedade e integra-se na mesma.
(2º Texto)
Quando o individuo consegue uma percepção do mundo e da sociedade e consequentemente com os outros este participa na sociedade socializando com os outros indivíduos.

SLIDE4
(Ler)
Uma vez que a relação se passa no seio da família, pares e vizinhança, são estes os entes encarregados da socialização que estabelecem mediação entre o mundo e a criança.
Modificam-no de acordo com as suas especificidades e com a raiz na biografia de cada um.
Logo, o mundo é filtrado para o indivíduo através desta dupla selectividade.
(Não tem escolha)
E ainda mais, o candidato à socialização está perante um conjunto predefinido de outros indivíduos que ele tem de aceitar como seus significantes sem possibilidade de optar por outro arranjo.

SLIDE5
É dentro deste tema que Berger começa por explicar o que é a Interiorização. No entanto, a interiorização não se dá apenas nesta fase. É um processo que continua durante toda a vida.
(Ler)
Para explicar este conceito Berger fala-nos acerca destas três questões fundamentais para a interiorização: Emoção, Generalização e Cristalização. Complementa-os através de três importantes exemplos relativos a essa interiorização: Identidade, Linguagem e Confiança.
Emoção
>Sem emoção era impossível existir o processo de aprendizagem. Quando a criança se identifica com determinada emoção está a interiorizar automaticamente tornando-a sua.
>Por outras palavras, a personalidade é uma entidade reflectida no sentido em que a criança reflecte as atitudes dos outros à sua volta. Ela torna-se o que é pela forma como os outros se lhe dirigem.
Generalização
>É a abstracção dos papeis e atitudes dos outros. No exemplo de Berger, na interiorização de normas há uma progressão de “a mãe está zangada comigo agora” para “a mãe zanga-se comigo de cada vez que eu entorno a sopa”.
>À medida que os outros significativos (pai, avó, irmã mais velha, etc.) apoiam esta atitude da mãe, a expressão generaliza-se para “uma pessoa não deve entornar a sopa”.
>Agora o indivíduo identifica-se não só com os outros concretos mas também com a sociedade em geral.
Cristalização
>Quando um processo de interiorização é efectivo, este cristaliza, imobiliza-se, completa-se.
>O indivíduo interioriza a sociedade enquanto tal, a realidade objectiva e a identidade coerente e contínua.
Identidade
Dando importância a estes três processos de interiorização, começo pelo da identidade.
>Segundo Berger, o indivíduo não só absorve os papéis e atitudes dos outros, como também assume o mundo deles. A criança aprende uma nomenclatura que por sua vez exige uma localização social. O ser-lhe atribuída uma identidade, implica uma atribuição específica no mundo.
Linguagem
>O processo de cristalização acontece em simultâneo com a interiorização da linguagem – o instrumento mais importante da socialização.
Não se pode adquirir conhecimentos sem a linguagem. É através da linguagem que o individuo percebe a sociedade.
>É através da linguagem que consegue que o indivíduo perceba a sociedade.
>É através da linguagem que consegue interiorizar vários esquemas motivacionais e interpretativos com valor institucional definido.
Ex: “Ser valente”. Percebe esquemas como: “Ser valente é importante” e “Ser cobarde é fraqueza”.
Através destes esquemas o indivíduo prepara-se para o que vem a seguir, para o futuro. Sabe defender-se porque aprendeu aquilo que adquiriu da sociedade.
Confiança
>A infância leva a ter confiança não só nas pessoas como em si mesmo. A criança confia na resposta da mãe quando chora e a mãe responde como estando tudo bem. As coisas podem até nem estar assim tão bem, mas é assim que a criança o entende.
A socialização primária termina quando o conceito do outro generalizado ficou estabelecido na consciência do indivíduo.
A interiorização da realidade nunca termina nem se completa e é aqui que entra a socialização secundária. Quando existe divisão de trabalho e ao mesmo tempo alguma distribuição social dos conhecimentos torna-se necessário uma socialização secundária.

SLIDE6
Assim, Socialização Secundária é: (Ler)
A especialização numa determinada área é um exemplo para esta definição. A faculdade, particularmente o curso de design de comunicação é uma especialização que obriga a uma aprendizagem de novos conceitos, vocabulários mais específicos, interiorização de campos semânticos, conhecimento de um determinado universo simbólico e alguma variabilidade sócio-histórica.

SLIDE7
São realidades que se sobrepõem à realidade inicialmente interiorizada.
Assim, a socialização secundária pressupõe um processo de socialização primária. Ele conta com uma personalidade já formada e uma realidade já interiorizada – o mundo dos seus significativos.
Encontramos então um problema de incoerência entre as interiorizações primitivas e as novas.

SLIDE8
É aqui que este conceito de técnicas pedagógicas específicas.
(Ler)
Segundo Berger, só com graves choques biográficos é que é possível desintegrar a sólida realidade interiorizada na primeira infância.
>De que forma podemos aplicar estas técnicas pedagógicas?
Sendo a realidade original da infância “a casa”, tudo o resto que o envolve tornam-se realidades artificiais.
Uma das formas possíveis é “levar a casa” os assuntos a transmitir, tornando-os vividos, importantes e interessantes.
>As técnicas variarão de acordo com as motivações que o indivíduo tem para a aquisição do novo conhecimento, logo, a outra técnica que o autor fala é a motivação.
Os processos de socialização secundária permitem sequências que são racionais e controladas ao nível emocional. Quando o indivíduo se compromete por completo à nova realidade, entrega-se não só com uma parte de si mesmo mas com o que é, a totalidade da sua vida.
Só através destas duas formas é que o indivíduo pode receber abertamente a socialização secundária.
Segundo Berger, nos casos se complexidade muito elevado é preciso criar órgãos especializados em socialização secundária, com pessoal a tempo inteiro, em especial para as tarefas educacionais em questão.
(Voltar ao slide 2)

SLIDE9
Para concluir, queria partilhar convosco estes dois filmes.
Primeiro o de Oxana Malaya e seguidamente o do Marshmallow.
(Ler)

1 comentário:

  1. Casino Near Me | Las Vegas, NV - MapYRO
    Find 과천 출장안마 best casino near me in Las 오산 출장안마 Vegas, 평택 출장마사지 NV. See reviews, photos and maps, phone 양산 출장샵 numbers, Las Vegas Casino 당진 출장마사지 and Hotel Map.

    ResponderEliminar